Categorias
Emagrecimento

Dieta equilibrada: menus para reequilibrar os alimentos

Dieta equilibrada: menus para reequilibrar os alimentos

Em nossa sociedade de consumo, onde produtos doces e processados ​​estão se tornando a maioria, não é tão fácil encontrar o caminho de volta e realmente saber como comer uma dieta equilibrada para perder peso. Felizmente, algumas dicas simples facilitam as escolhas diárias. Neste artigo, descubra nossas dicas para uma dieta equilibrada e variada.

Uma dieta equilibrada deve fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários para funcionar diariamente. Em outras palavras, a ingestão de alimentos deve ser controlada para atender às necessidades nutricionais do corpo e promover a perda de peso. Na realidade, esse equilíbrio certo não é tão fácil de encontrar e existem muitos planos modernos que não cumprem este contrato. 

Os principais nutrientes para integrar em uma dieta equilibrada: 

  • Fibras  alimentares : são encontradas principalmente em alimentos ricos em amido e pães integrais, bem como em frutas e legumes. A fibra alimentar torna possível ter uma sensação de saciedade mais estável, promover o trânsito intestinal e regular os níveis de açúcar no sangue e colesterol. 
  • Vitaminas, minerais e antioxidantes:  esses micronutrientes são encontrados em todas as categorias de alimentos, daí a importância de uma dieta variada e diversificada. De fato, cada categoria de alimento tem sua riqueza específica e ajuda a cobrir as necessidades do corpo. Um bom suprimento de antioxidantes, vitaminas e minerais ajuda a estimular o metabolismo e evitar deficiências nutricionais. 
  • Proteínas magras:  podem ser de origem animal ou vegetal e são encontradas principalmente em aves, peixes, ovos, tofu, legumes ou oleaginosas. As proteínas desempenham um papel essencial, pois ajudam a nutrir as fibras musculares e preservar a massa magra. Além disso, eles ajudam a trazer uma sensação de saciedade mais rápida e duradoura. 
  • Ácidos graxos essenciais: ácidos graxos de  qualidade devem ser parte integrante de uma dieta equilibrada. De fato, eles têm um importante papel estrutural e também são usados ​​para a síntese de hormônios e o transporte de vitaminas no organismo. As melhores fontes de ácidos graxos poli e monoinsaturados são peixes gordurosos, azeite, linhaça, óleo de colza, oleaginosas e até chia. 
  • Carboidratos:  apesar de sua má reputação, os carboidratos são essenciais para que uma refeição equilibrada perca peso. Principal fonte de energia, eles são o substrato preferido do nosso cérebro! Frequentemente ricos em carboidratos e minerais, os alimentos ricos em carboidratos são muito importantes para o corpo. São alimentos ricos em amido, cereais, pão ou até frutas e vegetais.

Reequilíbrio alimentar e perda de peso: as regras a seguir

Além da diversidade alimentar, uma dieta balanceada para perder peso deve incentivar hábitos alimentares saudáveis ​​a longo prazo. De fato, a sustentabilidade dos hábitos estabelecidos garante a sustentabilidade dos resultados. 

Aqui estão 10 regras de ouro para equilibrar o reequilíbrio de alimentos e a perda de peso: 

  1. Nunca pule uma das três refeições principais 
  2. Proibir lanches entre as refeições 
  3. Cozinhe ao máximo e evite comprar refeições preparadas e produtos processados
  4. Consumir plantas sazonais 
  5. Tire um tempo para comer, em paz
  6. Priorize as sensações alimentares e ouça os sinais de fome e saciedade 
  7. Faça atividades físicas moderadas, mas regulares 
  8. Favorecer produtos de cereais completos 
  9. Livre-se do açúcar substituindo-o por alternativas naturais: mel, frutas, etc. 
  10. Beba água principalmente e diariamente, evitando outras bebidas açucaradas

Um dia típico de refeições equilibradas para perder peso

Para guiá-lo na composição de refeições balanceadas para perder peso, aqui está um exemplo de um dia típico respeitando o equilíbrio nutricional. Se necessário, não hesite em adaptar este exemplo às suas necessidades, gostos e nível de atividade física específicos. 

Pequeno almoço

Almoço

Jantar 

Limão espremido 

Chá verde ou café sem açúcar 

40 g de pão integral torrado com 1/2 abacate e 25 g de quadrado fresco 

Molho de maçã sem adição de açúcar 

Salada de beterraba, alface de cordeiro e maçã verde em óleo de noz 

Arroz integral com frango e abobrinha 

Queijo branco gourmet com muesli, frutas vermelhas e sementes de linho 

Salada verde 

Light bechamel moussaka 

Maçã assada com avelãs, especiarias e iogurte 

 

Receita especial de dieta balanceada: Maçã assada com avelãs, especiarias e iogurte

Aqui está uma receita deliciosa para terminar a refeição com uma nota gourmet e leve: maçã assada com avelãs, especiarias e iogurte. Rica em fibras, proteínas e pobre em açúcar, esta receita é ideal para cuidar da sua linha sem sequer pensar nisso. 

Para 1 pessoa 

  • 1 maçã dourada 
  • 15 g de avelãs trituradas 
  • 1/2 colher de chá. canela 
  • 1/2 colher de chá. 1 colher de chá de gengibre em pó 
  • 1 colher de chá. mel 
  • 100 g de iogurte natural 

Preparação 

  1. Primeiro, para fazer esta receita de emagrecimento de maçã no forno, comece pré-aquecendo o forno a 180 ° C (th.6). 
  2. Em seguida, limpe cuidadosamente a maçã, remova o chapéu e remova o coração e o núcleo.
  3. Em uma assadeira, coloque a maçã. Em uma tigela pequena, misture as avelãs trituradas, mel, canela e gengibre e decore a maçã com esta mistura. 
  4. No fundo do prato, despeje um fundo de água e asse a maçã por 30 minutos. Após o cozimento, sirva a maçã no forno ainda quente com algumas colheres de iogurte por cima.

Referência: Sinelim 360.

Leia também:  Como perder peso? Dicas de perda de peso